sexta-feira, 10 de julho de 2009

Algumas reflexões e considerações sobre lançamento literário

Foto do Teatro Ópera de Árame, Curitiba, Paraná.


Estou prestes a publicar alguns livros no mercado. Tanto Literatura, como Livros Técnicos. A parte técnica é resultado e necessidade do meu trabalho, é uma ferramenta que uso nos cursos, e imaginei que, se eu pudesse unir um pouco de tudo aquilo que faço, talvez encontrasse um meio para não só divulgar meu trabalho, bem como facilitar a realização dos cursos, no dia-a-dia.

Quanto a parte literária, é um lado que pretendo resgatar. Sem maiores pretensões, senão me divertir um pouco escrevendo. Na verdade, um já foi lançado, trata-se de um romance. Eu o lancei há cerca de onze anos, mas fiz algumas alterações ao longo do tempo para torná-lo um texto mais ágil. O título é Bordéis de Areia. Algum tempo depois eu o tornei uma peça de teatro, enfim, veremos como será.

Ainda dentro da literatura há também um livro de contos, Janelas para Babilônia, sendo que três contos dali receberam alguns prêmios de literatura, coisa simples, mas que estão compilados em uma única obra e que ainda não foi lançado. Acho que sua hora talvez esteja chegando. Um dos contos também foi adaptado, por mim mesmo, para o teatro em um monólogo, com o nome de Babilônia em Cânticos, e foi uma experiência ímpar.

Os outros três são livros técnicos, em que os utilizarei para alguns cursos da Unifel. O primeiro deles fala sobre Língua Portuguesa e Redação Profissional, voltado para profissionais que precisam da escrita no dia a dia de trabalho, é bem prático, simples e objetivo.

O segundo dessa linha se trata de uma compilação de dez áreas profissionais, utilizado em nossos cursos in company. Seu título é Extremo Desempenho através da Qualificação Profissional, e aborda desde recursos humanos e comportamento em grupo, passando por comunicação e marketing, estratégia, tecnologia da comunicação, e gestão do conhecimento.

Por fim, o terceiro livro, também voltado para os cursos da Unifel, em especial pretendo utilizá-lo para os cursos de formação que faremos em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Vitória, algumas Universidades do Espírito Santo, e o Governo do Estado do Paraná, cujo título será O Ser versus o Social, e aborda Direitos Humanos, O papel Social de Cada Um, a Violência Urbana versus a Educação, A Formação da Juventude e a Criminalidade, e O Impacto do Trânsito e o seu Reflexo Social.

Estou escrevendo aqui em meu blog para tomar coragem sobre a questão do lançamento. Já disse, não tenho pretensões a respeito disso, a não ser aproveitar o espaço que tiver para falar um pouco do que vivo no dia-a-dia de trabalho, aquilo que vejo, que sinto, que faço. Espero que o público aprecie.


Nenhum comentário:

Postar um comentário